Anatel Garante: Bloqueio de Celular não afeta base atual. Só Aparelhos Novos.

 

*telesintese.com.br | Miriam Aquino — 10 DE JULHO DE 2017

Os usuários de telefonia móvel brasileiros podem ficar tranquilos. A Anatel não vai tomar uma atitude que possa, de um dia para o outro, em uma penada, deixar mudos milhares, milhões de brasileiros. O papel da agência é garantir a comunicação, e não o apagão. Assim, garante o superintendente geral da agência, Carlos Baigorri: a Anatel só vai bloquear celulares não homologados e não certificados novos. O bloqueio começará no final de novembro.

Segundo o superintendente geral da Anatel, Carlos Baigorri, a iniciativa de bloquear os celulares que têm o IMEI (números próprios dos aparelhos) adulterados, ou que sejam falsificados, começou a ser discutida há mais de três anos entre as operadoras, indústria e Anatel, por recomendação do Ministério Público.

Agora, a iniciativa já pode ser adotada, mas nada que possa prejudicar o usuário. Ele lembra que a certificação é feita no Brasil por modelos de aparelhos. Assim, se um Iphone 7, por exemplo, for comprado no exterior,  não terá qualquer problema no mercado interno, pois seu modelo estará certificado pela agência

·       Como vai funcionar o bloqueio

Conforme o técnico da Anatel, assim que o conselho diretor decidir a data que as operadoras terão que informar o usuário sobre o aparelho falsificado, é quando se inicia a contagem regressiva para o bloqueio. Assim, por exemplo, se a data fosse estipulada hoje, dia 10 de julho (esta decisão ainda será tomada), os aparelhos passíveis de bloqueio são aqueles, conforme Baigorre, irregulares que entrarem na rede somente a partir desse dia 10 de julho.

Esses aparelhos serão identificados pelas operadoras e receberão um primeiro aviso de que eles têm problemas. Receberão novo aviso 25 dias, 50 dias e 75 dias depois, quando então serão finalmente bloqueados da rede de comunicação brasileira.

O que falta definir é a data – que continua a ser prevista para o outubro – do bloqueio definitivo, e os últimos detalhes finais. ” Não serão milhões de celulares desligados”, assegura o técnico.

·         Como saber se seu aparelho é “fake”

Para saber o número do seu IMEI tecle *#06#  O enorme número que vai aparecer é o que identifica o seu celular. Anote. Ele também serve para você bloqueá-lo se for roubado. Veja se esse número é o mesmo que está na caixa em que foi vendido e na nota fiscal. Se não, vá ao vendedor e peça o dinheiro de volta.

Quanto custa um ERP?

Final da TV Analogica

Os pilares da Inovação de Marca