Os conceitos de segurança de TI e segurança da informação geralmente são confundidos nas empresas, embora tenham denominações que, na prática, são distintas.
*alertasecurity.com.br | 20 Outubro 2016
Até mesmo os profissionais da área podem se equivocar e tratar ambos os termos como sinônimos, segurança da informação e segurança de TI, quando, na realidade, não o são.
Para você que quer entender a diferença entre esses dois conceitos e aprender as diferenças entre a segurança da informação e a segurança de TI, confira:
O que é a segurança em TI?
A segurança em TI tem um papel estratégico nas organizações, pois é ela a responsável pelos processos de proteção de toda a estrutura da tecnologia de uma empresa, como:
Bancos de dados;
Servidores;
Provedores;
Computadores e notebooks;
Data centers;
Serviços de proteção de dados, entre outros.
Todos os itens citados fazem parte da segurança de TI de uma organização e são essenciais para o bom funcionamento do seu negócio.
O que é a segurança da informação?
O conceito de segurança da informação é muito mais amplo e, justamente por isso, muitas vezes acaba confundido com a segurança em TI.
A segurança da informação não é uma única tecnologia fechada, mas sim um conjunto de ferramentas, estratégias e políticas de segurança que visam proteger a empresa de vários problemas. Alguns de seus objetivos são:
Proteção e prevenção contra ataques virtuais aos sistemas corporativos;
Prevenção e detecção de vulnerabilidades na área de TI da empresa;
Proteção das informações alocadas em ambientes virtuais da organização;
Implementação de políticas de uso de dados na empresa;
Prevenção do acesso de pessoas não autorizadas aos dados corporativos e sigilosos.
Quando a empresa aposta na segurança da informação, ela aumenta a confiabilidade de seus sistemas, evita o vazamento de informações e dados importantes, além de manter a disponibilidade e integridade de todos os seus arquivos, 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Segurança da informação x segurança em TI
Por um lado, a segurança de TI é focada em manter a segurança dos sistemas operacionais e da infraestrutura de TI da empresa, enquanto a segurança da informação é um conceito que vai muito além e tem como objetivo proteger os dados e informações corporativas em si de ataques e ameaças.
Se você ainda não conseguiu compreender a diferença entre os dois termos, pense que enquanto a segurança de TI cuida das máquinas e de todo o hardware da organização, a segurança da informação protege toda a parte de software, inclusive as informações que trafegam na rede corporativa.
Segurança corporativa
Para que a empresa tenha uma maior segurança na área de TI como um todo, é importante que os dois modelos andem de mãos dadas, de forma a evitar vulnerabilidades e ataques ao sistema corporativo. Ou seja, os dois conceitos são, na prática, complementares.
Quando implantados na organização, ambos trabalham de forma conjunta para blindar equipamentos, servidores, softwares e redes corporativas contra quaisquer problemas. Assim, a área de TI se mantém segura e sempre atualizada para que no dia a dia na empresa não surjam surpresas desagradáveis.