ANO 04 – INFORMATIVO Nº 55 – GLOBALBLUE

Segundo a OMS, Saúde é um estado completo de bem-estar físico, emocional e social, mas o que é esse bem-estar? Onde encontramos isso e como conseguimos manter?

 *Roberta Nevoni | Psico One | 16 de Janeiro de 2018

O bem-estar é um conjunto de práticas de cuidados com alimentação, com nosso corpo (exercícios), com nossas emoções, nossas finanças, nossos relacionamentos, além do controle do estresse.

No ambiente de trabalho, quando pensamos em bem-estar, a palavra que justifica as ações de equilíbrio é HUMANIZAÇÃO.

Humanizar o local de trabalho é trazer Qualidade de Vida ao ambiente laboral, buscando não apenas alcançar resultados financeiros, esses imprescindíveis para existência da empresa, mas fazer isso da melhor maneira possível, sabendo que as metas são atingidas por pessoas motivadas.

As empresas humanizadas atendem às necessidades funcionais e psicológicas de todas as partes interessadas no negócio, encantando-as e gerando lealdade e afetividade à empresa.

Pratica-se então a Cidadania Corporativa, não apenas eliminando desigualdades e superando injustiças sociais, mas também cuidando dos desequilíbrios ecológicos e criando um arranjo harmonioso para buscar atender diferentes interesses de diferentes partes.

As portas costumam estar abertas e os executivos acessíveis para boas ideias a qualquer momento e nível hierárquico. O cliente também é o foco de uma experiência humanizada, única, personalizada verdadeiramente e não “personalizada em série” como é comum nos dias de hoje.

O ambiente é acolhedor, mas mantem-se altos padrões de trabalho e competitividade, a adaptação é rápida apesar da cultura bem enraizada, a paixão pelo que é feito é genuína e contagiante.

É necessário investir em treinamento e desenvolvimento pois relacionamentos saudáveis devem ser incentivados. Existem programas de saúde e segurança do trabalho, valorização de habilidades e competências que também são necessárias. Áreas de integração social propiciam relacionamentos saudáveis, um tempo para o café ajuda, projetos que pretendem cuidar da saúde física e emocional que ganham importância, o ambiente físico mais que adequado: agradável, com liberdade de expressão (com respeito, claro).

Para humanizar precisamos respeitar o outro.

Mas para que isso não seja apenas uma mera descrição de algum material promocional da empresa, é preciso entender que todos somos responsáveis pelo ambiente que vivemos e pelas relações que nele desenvolvemos.

Se a empresa precisa fazer sua parte e a empresa é formada por pessoas, todos nós precisamos de ATITUDES de bem-estar e cidadania corporativa. Todos nós precisamos entender o valor da coletividade e lutar pela harmonia do todo do qual fazemos parte.

Quanto custa um ERP?

Final da TV Analogica

Os pilares da Inovação de Marca