ANO 05 – INFORMATIVO Nº 11 – GLOBALBLUE

Quando falamos em Crescimento Profissional, é muito importante, ates de usar todas as técnicas e dicas sobre o que fazer para chegar lá, saber onde queremos chegar.

 *Roberta Nevoni | Psico One | 14 de Fevereiro de 2018

 

O primeiro passo pode parecer o mais simples, mas definir a meta inclui assumir um compromisso cheio de responsabilidades em longo prazo, para trilhar um caminho repleto de momentos difíceis em que haverá questionamentos e também alguns ajustes de rota.

É importante ter uma boa definição do que significa uma carreira de sucesso e isso é muito pessoal. Dinheiro é apenas uma das maneiras de medir isso, não é a única, talvez nem seja a mais importante. O sucesso financeiro é um resultado possível em qualquer área, mas é o resultado de uma jornada bem sucedida e não o fim dela.

Também é importante buscar fazer o que se gosta! Vai ser o mesmo (grande) desafio de fazer o que não gosta, então, melhor procurar algo com o qual nos identificamos, fugindo das tentativas (conscientes ou não) de agradar os outros.

Definida a meta, agora sim é hora de definir como alcançá-la. Se preciso (provavelmente será) divida essa meta em diversas metas menores. Comemore cada estágio alcançado, estude seu mercado, estude as habilidades de seus concorrentes no mercado, desenvolva diferenciais superando gaps e fortalecendo suas virtudes (Psicologia Positiva).

Desenvolva alguns conhecimentos e habilidades e coloque-os em prática através das atitudes:

Auto-conhecimento: Conheça a si mesmo, entenda seus pontos fortes e saiba usá-los a seu favor, perceba suas limitações e trabalhe para melhorá-las.

Relacionamento Interpessoal: A troca de experiência permite aprender sobre nós mesmos e sobre os outros, sobre motivação, respeito e nos leva a trabalhar melhor em equipe. Somado a isso, o networking (rede de trabalho) é a chave para ascensão na carreira.

Se arrisque e assuma responsabilidades: Saia da zona de conforto e corra riscos. Você vai ter que tentar algo que nunca tentou antes para conseguir um resultado que nunca conseguiu antes. Seja proativo, mostre habilidades complementares e lidere pessoas e projetos. Sonhar é importante, mas é necessário agir.

Seja ético: Constância e consistência! De nada adianta um crescimento rápido e um tombo imenso, afinal, ninguém quer continuar fazendo negócios com alguém que não seja ético em longo prazo.

Continue aprendendo: Temos um potencial infinito, mas para acessá-lo, precisamos investir em cursos, capacitações e toda forma de conteúdo que garanta aprendizado. Acompanhe as mudanças do mercado, se antecipe a elas, e mais: faça parte destas mudanças!

Administre seu Tempo: Entenda suas experiências e como chegou no momento, saiba para onde está indo, mas não se esqueça que o momento de fazer algo, é agora. Se organize, planeje, use as ferramentas de gestão de tempo que melhor se adaptar. Use o tempo com sabedoria a seu favor.

Crie soluções e não deixe escapar oportunidades: Identifique possibilidades, busque novas soluções para antigos problemas, busque melhoria contínua para o que já está funcionando, pratique a criatividade (existem diversas maneiras de incentivar isso). Pequenas ações geram grandes resultados. Sempre pondere suas ações, mas não deixe de agir.

Mantenha um plano de carreira com suas próprias metas: Comece estabelecendo as metas para sua carreira, depois crie estratégias para alcançá-las, verifique quais habilidades precisa desenvolver, quais comportamentos precisa adequar e que pessoas precisa conhecer. Nunca se esqueça de levar em consideração o seu perfil, ou seja, melhore seus pontos fracos, mas principalmente: valorize e utilize da melhor forma possível os seus pontos fortes entendendo qual o melhor lugar (mercado/empresa) onde você poderá aplica-los.

Quanto custa um ERP?

Final da TV Analogica

Os pilares da Inovação de Marca