ANO 05 – INFORMATIVO Nº 35 – GLOBALBLUE

Às vezes chamada de politicagem, outras de amizade ou até mesmo de falsidade, a interação social no mundo corporativo assume diferentes papéis em diferentes ocasiões.

*Roberta Nevoni | Psico one | 09 de Maio de 2018

A interação Social no mundo corporativo ocorre com característica bastante diversificada e, portanto, muitas vezes desordenada, sendo nomeada (incorretamente) conforme sua configuração. Às vezes chamada de politicagem, outras de amizade ou até mesmo de falsidade, a interação social no mundo corporativo assume diferentes papéis em diferentes ocasiões.

Impossível ignorar os efeitos que estas distorções e as próprias dificuldades das relações interpessoais podem causar num contexto atual de valorização do Capital Humano. É o capital que tem habilidades, conhecimentos, potencial e competência para fazer a empresa atingir os resultados. Mas, estar cada vez mais pressionado a atingir metas e resultados nem sempre condizentes com seus recursos e sua estrutura, que é formada por seres que são por base instintiva social e que, por esse mesmo motivo, buscam se aproximar de outras pessoas com as quais se identificam. Obviamente, na maior parte do tempo e das atividades no mundo corporativo, não temos a chance de escolher com quem “preferimos” trabalhar.

Estamos sujeitos à interação entre mercados, hierarquias, entre departamentos, entre empresa e funcionário. Interação entre a diversidade de gênero, raça, idade, de ideias, de experiências pessoais e profissionais. Interação entre diversidade de crenças, de humor, de possibilidades, de motivações, necessidades e de realidades. Todos convivendo juntos em EQUIPE.

Equipe é a palavra que vai unificar toda diversidade, ou mesmo a diferença que existe no mundo corporativo. Sim, porque somente juntos, é que vamos atingir os resultados que a empresa precisa para seguir seu curso de vida e que nós precisamos para construir e desenvolver nosso próprio Plano de Carreira. Temos sim uma referência e, por esta referência (Equipe: conjunto de pessoas reunidas para atingir um objetivo em comum), precisamos vencer as dificuldades que aparecem no caminho.

Na Equipe a diversidade é (se não é, deveria ser) incentivada. Onde existe a diversidade de pessoas, existe também, através da Interação Social, a combinação de mais habilidades, competências que se complementam e desafios que nos motivam.   

É através da Interação que, desde pequenos, vamos desenvolver o potencial que temos e que usaremos para fazer a diferença em nossa própria vida e no mundo. E é no crescimento que provavelmente perdemos uma ferramenta imprescindível para construir parceiros: a Empatia.

Para usá-la (Empatia), tente se manter curioso sobre os outros, busque entendê-los, desafie os próprios preconceitos, se comunique melhor (saiba ouvir sobre o outro e falar sobre você), tente inspirar e se permita ser inspirado pelas relações. Assim, mais do que interação, você poderá atingir maiores e melhores resultados e mais: com maior satisfação no processo.

Quanto custa um ERP?

Final da TV Analogica

Os pilares da Inovação de Marca