ANO 05 – INFORMATIVO Nº 46 – GLOBALBLUE

O que checar na hora de adquirir CFTV, cercas elétricas, sensores de presença, controles de acesso, centrais de alarme, etc.

*Mariana Ribeiro Desimone | sindiconet.com.br | 20 de Junho de 2018

 

Equipamentos eletrônicos de segurança (CFTV, cercas elétricas, sensores ativos de movimento e de presença, controles de acesso e centrais de alarme) não são capazes de resolver, de maneira isolada, o problema do condomínio.

Eles devem ser uma parte do sistema de segurança do condomínio e, sem infraestrutura adequada e procedimentos corretos, sua eficiência é quase nula.

Infraestrutura

Complementam o trabalho do sistema eletrônico a infraestrutura (muros, cercas, iluminação interna e externa, portão, portaria, guaritas) e o sistema de procedimentos de segurança: treinamento adequado de funcionários e moradores também.

Morador

Morador tem parte crucial dentro do sistema de segurança do condomínio. A maior parte das invasões de condomínio são feitas pela porta da frente, por exemplo.

Ao adquirir equipamentos

Na hora de adquirir qualquer equipamento eletrônico de segurança, é importante visitar a sede da empresa para ver se ela existe mesmo e se dispõe dos equipamentos, já que é investimento relativamente alto.

Também é importante verificar a situação comercial e financeira da empresa para evitar calotes.

Na parte técnica, é importante pedir a feitura de projetos de segurança a empresas que não vendam equipamentos. Essas empresas e profissionais podem fazer um levantamento das reais necessidades do condomínio, montando um projeto condizente com o que o condomínio dispõe de recursos e com as características dos moradores. Muitas vezes as revendas têm interesses comerciais que não se ajustam às necessidades do condomínio.

É necessário fazer uma análise de risco bastante detalhada sobre a infraestrutura e a característica dos moradores. Essa avaliação na maioria das vezes é esquecida.

Revisão permanente

Procedimentos de segurança devem ser sempre atualizados, porque métodos criminosos mudam, se adequam às medidas de segurança dos condomínios. Portanto, mesmo instalado um sistema de segurança, com equipamentos, procedimentos e infraestrutura, o condomínio não deve nunca se acomodar. A revisão desses tópicos precisa ser permanente.

Valorização do imóvel

Ter processo de segurança sistêmico (infraestrutura, procedimentos e equipamentos) gera uma valorização imediata do imóvel.

Novas tecnologias

Em relação a novos equipamentos, começam a crescer no mercado as vendas de aparelhos de acesso com base na biometria (impressão digital, íris, voz, palma da mão). Os preços já estão mais acessíveis para o mercado em geral e há projetos para condomínios residenciais.

Quanto custa um ERP?

Final da TV Analogica

Os pilares da Inovação de Marca