ANO 05 – INFORMATIVO Nº 63 – GLOBALBLUE

Crescemos em busca de reconhecimento, pelo que você quer ser reconhecido?

*Roberta Nevoni | PsicoOne | 05 de Setembro de 2018

Impressionante perceber que o que mais buscamos desde que nascemos é, provavelmente, o que menos saberemos dar na fase adulta. É fácil imaginar um bebezinho indefeso desde muito cedo em busca de um olhar de aprovação dos pais, de um sorriso ou de uma palavra que, mesmo incompreensível, reafirme seu ego que ainda vai se formar. Crescemos em busca de reconhecimento.

Continuamos crescendo e aprendendo sobre o que é ser recompensado pelos nossos esforços e que podemos ter certeza de que estamos obtendo sucesso. O reconhecimento vem em diversos tipos de recompensa. Dependendo da fase de vida, buscamos algo diferente.

Fazendo uma referência à vida profissional, é iniciada uma busca pela recompensa financeira. É o melhor reconhecimento que podemos ter pelos nossos esforços. Ainda temos muito para adquirir em nossas vidas.

Ao passar do tempo o nosso foco acaba sendo um clima melhor, mais tempo para aproveitar o que construímos: a família e as coisas que adquirimos. Depois, numa fase mais madura, a melhor recompensa é ser reconhecido pela carreira que desenvolvemos.

Claro que estas fases podem se misturar, recomeçar, mas em geral, passamos a vida buscando reconhecimento externo, o que obviamente é necessário, mas não exclui o que nós mesmos devemos reconhecer em nós.

O princípio para o auto-reconhecimento é o auto-conhecimento: Avaliar de maneira realista (nem a mais e nem a menos) o que se propôs no percurso, o que foi cumprido, que foi superado, o que se aprendeu e ainda falta aprender, o que foi feito e o que ainda pode ser feito com tudo que foi conquistado.

Especialmente, saiba que ser reconhecido também é sua responsabilidade, e procure determinar hoje a resposta que vai te guiar e ajudar a se avaliar num mundo tão crítico, e muitas vezes não tão justo (sim, pois nem todos estão preparados para reconhecer, recompensar e premiar): PELO QUE VOCÊ QUER SER RECONHECIDO?

Quanto custa um ERP?

Final da TV Analogica

Os pilares da Inovação de Marca