ANO 06 – INFORMATIVO Nº 95 – GLOBALBLUE

* roberta nevoni | www.pscico1.coM.br  | SÃO PAULO | 03 de Abril de 2019

 

“Já mencionado até como mal do século, o excesso de informações que temos atualmente causa ansiedade e dificuldade de foco.”

Ao mesmo tempo que nos interessamos por ampliar o conhecimento (temos fácil acesso a isso), temos cada vez mais que filtrar informações e dados coerentes, excluindo lógicas e conclusões atraentes, perfeitamente traçadas por premissas maldosas, que sequer percebemos distorcer a questão.

 

No momento em que se é possível comprovar tudo, fica mais complicado buscar premissas verdadeiras, avaliar dados e significar informações produzindo conhecimento útil.

 

Sim, porque cada um tem uma forma de provar e justificar a conclusão que deseja, partindo dela e não da experiência. Difícil fica compartilhar conhecimento numa era que se deseja é “ganhar a discussão”. 

 

A informação se torna um peso e o conhecimento um fardo. Quando mais se busca, mais falta, porém não de uma maneira saudável nem aceitável, mas no desespero de ser finalmente conclusivo. O conhecimento passa de uma construção reflexiva ou empírica para  uma necessidade de unanimidade.

 

Nesta dinâmica, somos levados a buscar informações incessantemente, intensificando mais ainda o ciclo relatado aqui.

 

Você já pensou em tudo o que já deixou de fazer enquanto buscava um conhecimento que nunca precisou usar e/ou que poderia ter fácil e rápido acesso quando necessário?

 

Podemos realizar uma melhor gestão de conhecimento para buscar, avaliar e usar o conhecimento de forma efetiva, sem perder o foco e sem perder a razão, que é base para construção do conhecimento sobre o que vivemos e o que sentimos (autoconhecimento) e que apenas conscientes poderemos ter controle.

 


 

Roberta Nevoni

Formada em Psicologia e Administração de Empresas, com Pós-Graduação em RH, Atua na área Organizacional Como Consultora em Recursos Hum a n o s e Psicologia Organizacional através da sua empresa Psico One.

 

Quanto custa um ERP?

Final da TV Analogica

Os pilares da Inovação de Marca