Sabe-se que 70% das empresas no Brasil fecham nos seus 5 primeiros anos de existência, devido à má gestão administrativa e falta de planejamento estratégico. É essencial que uma empresa tenha uma boa gestão dos seus recursos, com conceitos básicos sobre administração, custo da mercadoria vendida ou de seus serviços e fluxo de caixa, entre outros. 

Mesmo os pequenos negócios não podem ser gerenciados de maneira informal, o ideal seria que toda empresa tivesse no seu quadro de colaboradores um Controller, que desenvolveria recomendações financeiras e de negócios, forneceria feedback sobre o orçamento da empresa e ajudaria a liderança na tomada de decisões financeiras fundamentais.

Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando com informações para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.

O que hoje facilita e se faz necessário para que as informações sejam consolidadas, e assim possam ser utilizadas pelos tomadores de decisão é o ERP (Enterprise Resource Planning), que nada mais é em português o Planejamento dos Recursos da Empresa. Isto pode ser conseguido, por exemplo, através de um sistema como o Totvs, que automatiza os processos administrativos, trazendo mais eficiência e produtividade. 

Para que isto funcione é importante também que a liderança da empresa, ou o empreendedor se for o caso, esteja comprometido e envolvido com o processo em todas as suas fases, sendo importante a realização de reuniões periódicas para acompanhamento do desempenho, na qual serão discutidos todas as metas de curto e longo prazo, acompanhadas de relatórios demonstrando a evolução e os resultados, para que assim sejam traçados planos de ação conforme a necessidade.

Toda empresa só conseguirá vislumbrar onde poderá chegar se tiver traçado metas e mantiver o foco em seu objetivo. Sempre que existir um bom planejamento, poderá desenvolver uma visão mais apurada no seguimento onde está inserida a sua empresa, estando devidamente preparado para enxergar as oportunidades certas que poderão surgir.

Quanto custa um ERP?

Final da TV Analogica

Os pilares da Inovação de Marca